Blog feminino que criei para compartilhar experiências do meu dia a dia e temas que sejam interessantes. Neste espaço quero abordar temas como cabelos, unhas, moda, saúde, família, beleza,filhos, trabalho, dúvidas, comportamento e coisas que eu gosto e que esteja relacionado com o universo feminino. Aline Gayer.

18 de julho de 2010


Fondue de Carne & Chocolate

Fondue de Carne & Chocolate

Uma ótima idéia para os dias mais frios. Como servir:



Fondue de carne: espete os pedaços de carne crua nos garfos próprios para fondue e frite-os na panela própria com óleo. Depois, mergulhe a carne frita no molho de sua preferência e aí é só saborear!


Fondue de queijo e chocolate: espete os pedaços de pão ou de fruta, biscoito ou bolo no garfo e mergulhe-os no creme de queijo ou de chocolate dentro da panela. Gire o garfo depois de mergulhá-lo para que o fondue pare de pingar.






Panela própria: a panela para fondue, chamada de caquellon, tem formato raso e largo e mantém a preparação quente e na consistência apropriada, graças ao fato de adaptar-se a um réchaud ou lamparina, cujo pavio mantém-se aceso, permitindo um cozimento lento.

Essa panela normalmente já vem com os grafos próprios, de cabo longo, chamados dos fourchettes. Eles têm de 25 a 35cm de comprimento, o que impede que você se queima quando for comer.






Se você não tiver essa panela em casa, prepare em uma panela comum média, coloque a mistura em uma tigela e leve ainda quente à mesa para servir.


Fondue de Carne & Chocolate

Fondue em francês significa queijo fundido ou derretido. No século XIII, alguns povos do Alpes Suíço produziram mais queijo do que o necessário para o comércio externo e interno. Com a chegada do inverno eles endureceram e foi aí que alguém teve a idéia de derreter o exagero produzido. Para conservá-lo adicionaram bebida alcoólica e a escolhida foi o kirsch, a pinga de cereja produzida por esse povo. Assim, eles passaram a estocar blocos derretidos com o destilado, que endurecia com o frio, mas não estragava. No momento de comer, bastava derretê-los novamente.


Depois do fondue de queijo nasceram as variáveis, como o fondue bourguignonne que nada mais é do que carne frita em óleo. Surgiram também os de peixe, de camarão e de chocolate.

Apesar de ter um nome sofisticado, o fondue de carne e o de chocolate são fáceis de fazer. O de queijo é um pouquinho mais complicado e por isso escolhi esses dois.

O primeiro passo para cozinhar sobre a mesa é ter à mão um fogareiro, também chamado de aparelho para fondue. Existe uma grande variedade de material e formato deles, e numa data como a de hoje são fáceis de encontrar em oferta em lojas de departamento e afins. Vamos às receitas!

Fondue de Carne

A carne escolhida deve ser uma carne macia, delicada e sem gordura aparente. O filé mignon é o mais indicado pela sua maciez. Pode-se utilizar frango também se for desejado. Também é bacana servir com alguns molhinhos como o rosé, por exemplo.

Ingredientes:

•300 g de filé mignon ou maminha em cubos 

•300 g de peito de frango em cubos

•6 colheres (sopa) de óleo

•sal a gosto

Modo de Preparo:
Corte a carne e o peito de frango em cubos. Tempere com sal a gosto. Pode temperar com pimenta do reino também, se desejar. Pra dar um sabor especial, também pode ser legal temperar com um pouquinho de noz moscada. Esquente o óleo numa panela e coloque no recipiente do aparelho de fondue, também chamado rechaud. Alguns aparelhos de fondue mais sofisticados, o recipiente é uma panela que pode ser levada diretamente ao fogão. Outros são menores como o meu, portanto não aconselho levar ao fogão, por segurança.

Coloque a carne e o frango cru em um prato de servir. Ela deverá ser frita na hora de comer já na mesa por você e seu par. Cada pessoa serve-se de alguns pedaços de carne ou frango em seu prato, espeta-a e frita-a até o ponto de preferência. Depois de fritos é só passar por um dos molhos e só comer.
Molho rosé


Ingredientes:

•3 colheres de sopa de catchup

•3/4 xícara de creme de leite (180 ml) misturado com 1 colher de sopa de suco de limão

•8 gotas de molho inglês

Modo de preparo:

Em uma tigela média, bata todos os ingredientes com um batedor de mão ou colher,até obter um creme liso e homogêneo.

No proximo post, continuo falando sobre o fondue de chocolate, que é ainda mais facil do que este.


Fondue de Chocolate


Ingredientes:

•1 barra de chocolate ao leite picado

•1/2 barra de chocolate meio amargo picado

•1 latinha de creme de leite fresco (ou caixinha)

•3 colheres (sopa) de conhaque (pode ser vinho ou até mesmo licor de chocolate)

•Canela em pó a gosto (opcional)

Modo de Preparo:

Numa panela, coloque os chocolates e leve ao fogo em banho-maria para derreter. Quando estiver derretido, adicione o creme de leite, o conhaque e a canela (opcional). Você vai precisar de um outro rechaud. Sirva-o com frutas da época. Aproveite que nesta época do ano os morangos estão em alta. Uvinhas sem semente e bananas em rodelinhas também ficam deliciosas. A escolha da fruta fica a seu critério.
0 Comentários

0 comentários:

Total de visualizações de página