Blog feminino que criei para compartilhar experiências do meu dia a dia e temas que sejam interessantes. Neste espaço quero abordar temas como cabelos, unhas, moda, saúde, família, beleza,filhos, trabalho, dúvidas, comportamento e coisas que eu gosto e que esteja relacionado com o universo feminino. Aline Gayer.

30 de outubro de 2013


Quem quer emagrecer tem que se preocupar com 3 questões básicas: a balança, a nutrição do corpo e a qualidade de vida. Mas você pode (e deve!) emagrecer sem abrir mão do que gosta...


Dieta Nota 10

Quem quer emagrecer tem que se preocupar com 3 questões básicas: a balança, a nutrição do corpo e a qualidade de vida. Mas você pode (e deve!) emagrecer sem abrir mão do que gosta...
feijoada_1

Pode continuar bebendo seu chopinho. Pode manter o feijãozinho com arroz, e a farofinha também. Pode comer chocolate. Na verdade, você pode comer de tudo e perder os quilos que deseja. Porque emagrecer é simples, apesar de não ser fácil.


A regra é clara

Emagrecer e se manter no peso ideal exige mudar alguns hábitos. E mudar hábitos é complicado! Reeducar-se diante dos alimentos, aprender a usá-los na quantidade necessária, é o ‘xis’ do problema. Mas você tem que acreditar que pode! A regra da Dieta Nota 10 é clara: basta comer menos, sem abrir mão dos seus quitutes favoritos para todo o sempre.

Você é o quanto você come

gula_4Se você está se achando gordo, é porque está comendo mais do que precisa. No fim da história, a resposta para emagrecer com saúde é uma só: não é o tipo de comida que você ingere que engorda, mas sim a quantidade ingerida.

Quantos bombons você comeu hoje? A diferença está aí...
Mas atenção: isso não significa que você deve sair por aí comendo desenfreadamente apenas alimentos sem o mínimo de valor nutricional, preocupando-se somente  em ficar dentro do seu limite diário de notas!  

Estamos falando de quantidades,mas também de qualidade,  ok? É claro que existem alimentos mais e menos saudáveis.

É claro que as gorduras trans e certos tipos de açúcar podem, a longo ou médio prazo, causar problemas à sua saúde se forem ingeridos em excesso (veja bem: em excesso!). A diferença fundamental da Dieta Nota 10 é o ponto de vista: qualquer coisa, em excesso, faz mal.

As notas e as estrelas

Comprendendo as notas

Dieta tem que ser fácil de fazer. Senão, ninguém aguenta. Pois essa é a filosofia da Dieta Nota 10: facilitar a sua vida. Como? Simplificando seu cotidiano. As notas são o equivalente às calorias dos alimentos, porém divididas por 2, e sempre aproximando o resultado. Exemplo: 11 calorias equivalem a 5 notas. Nada de valores quebrados, cálculos infinitos, lista interminável de alimentos. Aqui tudo é simples – como deve ser. Com a Tabela das Notas, você pode calcular rapidamente o que come e verificar se está dentro do seu limite diário. Logo  você vai reparar que, igual a todas as pessoas do mundo, as suas preferências alimentares giram entre 10 e 15 itens. Por isso, a tabela é pequena. Não adianta listar todas as frutas do mundo, com seus respectivos valores;  basta você saber que qualquer quantidade média de fruta (uma maçã média, um tangerina média, uma quantidade média de morangos) custa aproximadamente 25 notas. É cansativo andar para cima e para baixo com uma lista de três mil itens. É cansativo calcular quantas calorias têm 5 morangos e quantas calorias têm 3 morangos. Com o tempo, você já vai ter perdido a paciência. Usando o bom senso, você vai saber dosar direitinho as quantidades dos alimentos. Não fique inseguro! Afinal, todos sabem quando comem de mais ou de menos...

Que fique bem claro: você tem sua cota diária para gastar. Se sua dieta permite 500 notas, você deve respeitar esse limite. Se você acha que comer 510 ou 520 notas não fará diferença, você está enganado. Vai fazer sim, e muita. Quem ultrapassa seu número de notas simplesmente não emagrece. 

Agora, as estrelas

comida_4O conceito do que é “bom” ou “ruim” é relativo. Em tudo deve haver equilíbrio e, portanto, há coisas que devemos comer menos e outras que devemos ingerir mais. Assim, cada item da tabela foi “premiado” com estrelas, de acordo com seu valor. Quanto mais estrelas ele tem, melhor ele é para você.  À medida em que as estrelas vão caindo, eles também devem ir saindo do seu cardápio semanal na mesma proporção.
Seis estrelas
São aqueles que você pode comer todos os dias. Estão no topo da lista as verduras, legumes e as frutas, que tem pouca caloria, muitas vitaminas e muitos minerais, e, ao mesmo tempo, carboidrato e proteína, ou gordura boa, em quantidades equilibradas e reduzidas. Naturais, os seis estrelas estão livres de gorduras trans, conservantes, corantes e outros aditivos encontrados em produtos industrializados.

Cinco estrelas
Incluem-se aí os grãos e farináceos, ricos em fibras – que ajudam o trabalho do seu aparelho gastrointestinal, facilitando a digestão – mas médios em se tratando tanto do que é ‘ruim’ – as calorias – quanto do que é ‘bom’ – as vitaminas e minerais. São alimentos também considerados saudáveis.
Coma até 5 ou 6 vezes por semana.

Quatro estrelas
Estão nesta categoria as carnes em geral, bem como o leite e seus derivados (queijos, iogurtes etc). São ricos em elementos construtores do corpo, as proteínas, e variam  entre alta e média quantidade de gordura, além de serem pobres em vitaminas e minerais. Coma até 4 ou 5 vezes por semana.

Três estrelas
Ganham esta cotação os recém comentados produtos diet e light, alem de vários tipos de sopas, de que trataremos nos cardápios. Coma até 3 ou 4 vezes por semana.

Duas estrelas
Estes devem ser ingeridos em pouca quantidade, pois tem alto nível de calorias. São alimentos ricos em gorduras, ou em carboidratos, ou em ambos. Pensou em petiscos e doces? Eles se enquadram aqui. Que tal passar um pouco longe deles? Coma no máximo 2 ou 3 vezes.

Uma estrela
São pobres em tudo – menos em calorias, é claro! Estão nesta classificação as gorduras trans e saturadas e o açúcar refinado. Evite-os sempre. Ingeridos uma vez ou outra, eles não matam você. Mas, consumidos diariamente, podem causar doenças graves, como todas aquelas citadas no item “Síndrome Metabólica” (hipertensão, diabetes etc). Coma-os apenas eventualmente, quando tiver muita, muita vontade, no máximo uma vez por semana, quando não der mesmo para resistir.

As estrelas não são uma classificação oficial dos alimentos. São  apenas um indicador que 
deve ser levado em consideração exatamente para tentar eliminar a confusão que muitas tabelas 
pouco esclarecedoras criam em torno do que é saudável ou não.

Quantas notas?

No quadro a seguir está indicado o número de notas diárias permitidas, em relação ao seu sexo e sua altura - com objetivo de ajudá-lo a emagrecer entre 0,5 kg.  a 1,5 kg.  por semana.



Agora que você já sabe quantas notas tem direito a consumir por dia, para emagrecer, vamos a três conselhos fundamentais.
1 - Consulte sempre o seu médico
Avalie as suas condições de saúde e peça a ele para verificar se você é portador de doenças que exijam uma alimentação específica: diabetes, aumento de gordura no sangue (colesterol, triglicerídeos), hipertensão arterial, doenças renais, anemia, doenças do fígado etc. E, se ele encaminhar você a  nutrólogo ou nutricionista, obedeça. Só comece a dieta quando receber o sinal verde.
SIGA SEMPRE AS ORIENTAÇÕES DO SEU MÉDICO!

2 – Tenha uma alimentação balanceada
Mesmo com toda a liberdade que a Dieta Nota 10 lhe proporciona, você deve cuidar muito bem o que você come.  Uma alimentação bem balanceada constitui-se de 20% de proteína, 30% de gordura e 50% carboidratos. Mais uma vez: use seu bom senso. Você não precisa saber tudo sobre nutrição, mesmo porque isso está registrado em seu corpo. Instintivamente, o bicho-homem procura esse equilíbrio. Aprenda definitivamente que não existem alimentos permitidos e proibidos. Existem apenas alimentos, e existe o seu bom senso para saber consumi-los.  E existem ainda as estrelas da tabela das notas para ajudar !
3 – Mexa-se!
É o par perfeito: Dieta Nota 10 e atividade física. Quem pratica exercícios regularmente e costuma se alimentar de forma balanceada não precisa se privar de um brigadeiro ou de um bombom. E esta pessoa vai viver mais e melhor do que aquela que faz o sacrifício de sequer olhar para um chocolate, mas leva vida sedentária e está acima do peso porque está comendo errado.  E não esqueça: consulte seu médico antes de começar a praticar uma atividade física.

E se você praticar um mínimo de atividade física (cerca de uma hora por dia, 3 vezes na semana), 
boa notícia: acrescente 50 notas à sua dieta!

E para manter?

Emagreceu? Que bom. Finalmente, comendo bem e de modo saudável,você atingiu o peso ideal. E,  ótima notícia: você não ficou apenas magro, você também ficou rico.
 Para manter-se na linha, disponha de mais notas para gastar na alimentação diária. 
Quem quer manter o peso estabilizado pode acrescentar 40% de notas à cota do período de emagrecimento.
Por exemplo, quem perdeu peso gastando 500 notas diárias passa a ter direito a 700 notas. Mais as 50 notas extras, bônus para os que já se convenceram das vantagens dos exercícios físicos.Mantendo essa cota, não há a menor possibilidade de você voltar a engordar. Até porque 700 notas significam muita comida. Usando como parâmetro as 700 notas, você também pode manter o peso fazendo o controle semanal. Estabeleça a cota de 4.500 a 5.000 notas semanais. Se um dia você exagerar, no outro você compensa. Cada um faz do jeito que lhe é mais fácil e agradável. O importante é lembrar que, como na época do emagrecimento, você não pode ultrapassar o número de notas, senão voltará a engordar. Você não quer engordar, quer? Aliás, nem precisa. Em uma dieta que não restringe nem doces ou bebidas alcoólicas, você só engorda se quiser. Para manter a linha, basta manter a disciplina.





Vou adorar receber seu comentário!!! Ká Entre Nós Mulheres...
0 Comentários

0 comentários:

Total de visualizações de página