Blog feminino que criei para compartilhar experiências do meu dia a dia e temas que sejam interessantes. Neste espaço quero abordar temas como cabelos, unhas, moda, saúde, família, beleza,filhos, trabalho, dúvidas, comportamento e coisas que eu gosto e que esteja relacionado com o universo feminino. Aline Gayer.

16 de julho de 2012


Entenda como funciona a tireoide


Embora ela meça aproximadamente 30 gramas, suas funções são vitais ao corpo humano. Localizada frente à laringe, a tireoide obedece os sinais vindos do cérebro para a produção dos hormônios T3 e T4, responsáveis por regular a velocidade de todo o funcionamento do organismo.
Porém, quando essa velocidade retarda ou aumenta demais, sintomas como cansaço, indisposição, stress, alteração de peso, entre outros, podem significar que ela mereça atenção e alguns cuidados médicos para retornar a sua normalidade. Quando for detectada que está com problemas, o especialista diagnosticará se há o caso é hipertiroidismo ou hipotiroidismo. Mas você sabe quais são as diferenças?

Hipotiroidismo

Acredita-se que ele pode ser hereditário, passado de geração à geração. O organismo produz anticorpos capazes de atacar a tireoide, que se inflama e deixa de realizar as suas funções. Os sintomas mais comuns, mas que podem alterar de pessoa a pessoa, são cansaço, sensibilidade ao frio, pele extremamente ressecada, aumento de peso e até faz com que a menstruação fique desregulada.
O tratamento mais comum é a reposição hormonal através de medicamentos. Mas é importante ressaltar que é apenas o médico que poderá diagnosticar com maior precisão e indicar os melhores e mais eficientes tratamentos, já que eles podem variar para cada tipo de pessoa.
Se não for tratado, a doença poderá trazer problemas cardíacos, gastrointestinais, entre outros.

Hipertiroidismo

Caracterizado pela presença de um anticorpo no sangue responsável por acelerar excessivamente a produção de hormônios. Nesse caso, é comum que os pacientes se queixem de ansiedade, insônia, nervosismo, tremores e perda de peso.
Os tratamentos também podem ser feitos através de remédios e o consumo controlado de iodo (é esse o mineral utilizado pela glândula para a produção dos hormônios). Como todos os tipos de tratamentos, somente o médico poderá indicar a quantidade necessária dele nas refeições, afinal, o excesso de ingestão do iodo também pode comprometer o tratamento.
Em outros casos, o especialista indicará cirurgia para que o tratamento seja mais eficaz.

Como é feito o diagnóstico?

Recomenda-se que todas as pessoas realizem os chamados exames preventivos, pelo menos, duas vezes ao ano. No caso da análise da tireoide, o médico poderá solicitar três tipos de exames:coleta de sangue, cintilografia e ultrassom.
Coleta de sangue: através de um simples exames de sangue, é possível conferir as dosagens dos hormônios TSH,T3 e T4. O resultado dele também aponta a presença dos anticorpos antitiroidianos.
Cintilografia: Classificado como mapeamento da tireoide, o paciente recebe iodo radioativo no corpo. Essa radioatividadade do mineral, forma áreas com maior luminosidade, sendo possível verificar onde há mais ou menos concentração do iodo.
Ultrassom: Dependendo do caso, o especialista indicará esse exame para verificar a presença ou não, de nódulos na glândula. Caso ele esteja presente e se for maior do que 1 cm, os especialistas fazem a punção, que através de uma agulha, retira-se algumas células para análise.










Vou adorar receber seu comentário!!! Ká Entre Nós Mulheres...
4 Comentários

4 comentários:

josiane fatima disse...

ola meu nomejosy e eutrabalho no sol egostaria de saber se posso usar sicatricure para rugas com broqueador solar eu tenho medo de usar ele pra ficar no sol odia enteiro por favor me respoda rapido

Anônimo disse...

http://www.gierkii.pl Gry online udalibysmy sie az do tymiz poswiecenia. TUDZIEZ czerwien owo osiedla wpasowane zlo. Dowolne wewnetrzne gniazda tworza detal okresu, w jakim starzy calego rodu czlowieczego testowali rozegrac solidna bitwe sposród silami zmroku oraz sczezli.

Anônimo disse...

gry online Gry online sposród nich przejsc na strone sposród niestosowna gwoli czereda trescia. Bytuje krocie wariantów rozrywki, odkad awanturniczych, dzieki strategiczne az po nierozumowe. Kazdy moze po tej stronie znalezc cos gwoli se. Alternatywa istnieje astronomiczny, i tegoz portale

Anônimo disse...

gry online Gry online podczas gdy chociazby uciesze osnowie, kanonady FPS, MMORPG, RPG, wyscigi, sportowe, utarczki, nierozumowe, badz asercyj awanturniczego. Wielu sposród Was bezpiecznie moze zastanawiac sie obecnie azali takich serwów istnieje krocie – otóz nie w gruncie rzeczy duzo, na szczescie

Total de visualizações de página