Blog feminino que criei para compartilhar experiências do meu dia a dia e temas que sejam interessantes. Neste espaço quero abordar temas como cabelos, unhas, moda, saúde, família, beleza,filhos, trabalho, dúvidas, comportamento e coisas que eu gosto e que esteja relacionado com o universo feminino. Aline Gayer.

15 de outubro de 2009


O Arrependimento:

O Arrependimento.


Pergunta
O arrependimento sincero durante a vida é suficiente para extinguir as faltas e fazer que se mereça a graça de Deus?
Resposta - O arrependimento auxilia a melhora do Espírito, mas o passado deve ser expiado".

Pergunta
O arrependimento se verifica no estado corpóreo ou no espiritual?
Resposta: No estado espiritual. Mas pode também se verificar no estado corpóreo, quando bem compreendeis a distinção entre o bem e o mal".


Pergunta
Qual a conseqüência do arrependimento no estado espiritual?
Resposta: O desejo de uma nova encarnação para se purificar.
O Espírito compreende as imperfeições que o impedem de ser feliz e aspira a uma nova existência, onde possa expiar suas faltas".


Pergunta
Qual a conseqüência do arrependimento no estado corpóreo?
Resposta: Adiantar-se ainda na vida presente se houver tempo para a reparação das faltas.
Quando a consciência reprova e mostra uma imperfeição, sempre se pode melhorar".


Finalidade:
Demonstrar a importância do arrependimento e suas conseqüências na vida mental e social do indivíduo.


O que seria o arrependimento?
O arrependimento é um posicionamento assumido pelo homem, depois que se conscientiza de um erro que vinha cometendo. Arrepender-se é lamentar pelo engano. É ter vontade de reparar o erro. É fazer uma proposta de não errar mais.

Nesta pergunta, Kardec solicita aos Espíritos Superiores que esclareçam se o arrependimento já coloca o pecador na graça de Deus. Os Espíritos respondem que a atitude de arrepender ajuda a melhoria do Espírito, mas que o passado deve ser expiado.

A Doutrina Espírita ensina que todos nós estamos sujeitos a ação de uma lei,
chamada de Causa e Efeito. Ela determina que tudo o que fazemos ao próximo retorne a nós, num mecanismo de perfeita justiça de Deus. Ao mesmo tempo que a Lei Divina é Misericordiosa, ela também é punitiva. Se fizermos algo de ruim para o próximo, certamente este mal retornará à fonte. E, se houve prejuízos materiais ou morais, cedo ou tarde eles terão que ser compensados por quem o causou".


"Algumas pessoas acreditam que o arrependimento só acontece na vida espiritual. Isto não é verdade. Essa questão 990 demonstra que o arrependimento pode também acontecer na vida corporal. A resposta dada pelos Espíritos afirma que o arrependimento começa quando a pessoa passa a distinguir o bem do mal. Este é o grande mecanismo do Cristianismo e a bandeira do Espiritismo. É preciso sabermos distinguir o certo do errado. À medida que isto acontece nós vamos sendo alertados pelas nossas consciências de que é preciso nos corrigirmos naquele ponto. Se nos esforçarmos, será possível nos livrar de defeitos morais e darmos oportunidade de renovação para nossas almas".

Já nos fala de um arrependimento depois da morte. Há muitas criaturas que passam por toda a vida material sem tomarem conhecimento das leis que regem a vida. Por não compreenderem a vida depois da morte, surpreendem-se ao despertarem na Espiritualidade e passam longos períodos em regiões, destinadas à reflexão. Nos primeiros dias ou meses após sua desencarnação, os Espíritos ficam mais ou menos confusos com seu estado de liberdade. Como não entendem aquela situação, tendem a buscar contato com as atividades que tinham quando encarnados. Ficam iludidos por um tempo mais ou menos longo, até que começam a perceber sua nova condição. A partir deste momento, passam a refletir sobre sua última existência e a examinar seus atos. Ao descobrirem as causas de seus sofrimentos, arrependem-se e aspiram a uma nova vida para edificarem o futuro e resgatarem débitos".


"No estado corpóreo, o arrependimento ajuda o Espírito a ajustar-se psicologicamente. É a conscientização. Sabemos que não é fácil tomarmos consciência de nossos erros. E, há pessoas que preferem fazer de conta que não possuem defeitos. Passam toda a encarnação enganando a si mesmas. Nós, espíritas, temos que ter cuidado para não cairmos neste tipo de ilusão.
Os Espíritos nos aconselham que precisamos fazer um exame de consciência todas as noites, ao deitarmos, para verificarmos se não estamos prejudicando o próximo ou deixando de cumprir com nossas obrigações. Sim, é difícil a luta contra as más tendências. Mas, ela não é impossível de ser realizada. Quem tem uma vontade poderosa, vence. Vamos empenharmo-nos nesta sã batalha. O objetivo do Espírito é a purificação. Esta não ocorrerá sem que tomemos consciência de nossos erros e busquemos corrigi-los".
0 Comentários

0 comentários:

Total de visualizações de página