Blog feminino que criei para compartilhar experiências do meu dia a dia e temas que sejam interessantes. Neste espaço quero abordar temas como cabelos, unhas, moda, saúde, família, beleza,filhos, trabalho, dúvidas, comportamento e coisas que eu gosto e que esteja relacionado com o universo feminino. Aline Gayer.

16 de março de 2010


TPM

A TPM (Tensão Pré Menstrual) pode destruir a vida – pessoal e profissional – de muitas mulheres, devido às comuns alterações de humor. No entanto, segundo a ginecologista e diretora do Centro de Endometriose São Paulo, Dra. Rosa Maria Neme, existem alguns truques que podem ser seguidos para amenizar os efeitos da arrasadora TPM.


De acordo com a ginecologista, esse processo de oscilação das emoções ocorre por causa da elevação do hormônio progesterona, que acontece tanto na fase adolescente quanto na fase adulta. “Os sintomas variam de pessoa para pessoa, porém os mais comuns são a irritabilidade, depressão, dor nas mamas, aumento do apetite (principalmente relacionado ao consumo de doces), dor de cabeça e inchaço”, explica a médica.

Rosa Neme afirma ainda que as mulheres durante o período da menopausa também sofrem com as alterações de humor. E elas costumam ser bem mais intensas do que as do período pré-menstrual. “Em geral, os sintomas são piores nos primeiros anos da menopausa e tendem a se amenizar com o tempo. As principais mudanças são depressão, irritabilidade, calores noturnos, falta de libido, diminuição da lubrificação da pele e da vagina, dores musculares e articulares”, conta.

Contudo, tais alterações emocionais e físicas não são problemas sem solução. Os tratamentos vão desde psicoterapia até medicamentos mais fortes. “O ideal é manter uma vida equilibrada e realizar exercícios físicos aeróbicos regulares. Sabe-se que a prática dos exercícios, além de aliviar o estresse, mantém os níveis hormonais mais estáveis, evitando as alterações bruscas de humor”, completa Rosa.



Centro Endometriose São Paulo
Av. República do Líbano, 460 – Ibirapuera / São Paulo – SP

11 3884-5792

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?404
0 Comentários

0 comentários:

Total de visualizações de página